Evento do Decanato de Pesquisa e Inovação  | DPI

 

Venha conhecer e ampliar seus conceitos sobre inovação na Universidade!

Palestras e debates com a comunidade acadêmica, visando ampliar e disseminar a visão da inovação na UnB, suas relações com a pesquisa,  ensino e extensão, evidenciando vertentes e tipos de inovação possíveis dentro da universidade.

Haverá eventos mensais ao longo do ano, construindo visões e mostrando exemplos da UnB e de outras instituições em torno do tema inovação.


 

 

 

4ª JORNADA UnB DE INOVAÇÃO

 

PROGRAMAÇÃO

 

27/06

A partir das 14 h

 

LOCAL

Auditório do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico - CDT

 

PALESTRANTES

Ricardo Toledo Neder

Prof. Dr. Universidade de Brasília, atua na graduação, especialização e pós-graduação da UnB. Graduação em Sociologia e Economia Política na Universidade de Brasília (1980), Mestre em Sociologia e Ciência Política (Unicamp, 1984), Doutor em Ciências (USP, FFLCH Universidade de São Paulo, 1994). Coordenador grupo de pesquisa (UnB/CNPq): OBMTS - Observatório do Movimento pela Tecnologia Social na América Latina.

 

Liza Maria Souza de Andrade

Possui graduação em Arquitetura pela Universidade Federal de Minas Gerais (1989), mestrado (2005) e doutorado (2014) em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília. É professora da FAU/UnB, integra o corpo docente do Curso de Especialização Reabilitação Ambiental Sustentável da FAU/UnB. Atualmente faz parte do grupo de pesquisa Água e Ambiente Construído, vinculado ao PPG-FAU.

 

 


 

Aconteceu UnB Inovação:

 

3ª JORNADA UnB DE INOVAÇÃO 

 

 

LOCAL

Auditório do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico - CDT

 

 

PROGRAMAÇÃO

Data: 14/06

Horário: A partir das 14h.

 

 

Tema: PISAC - Um exercício de Inovação na FAU/UnB 

O objetivo da palestra é apresentar um padrão replicável de Inovação integrando pesquisa, ensino e extensão. Além de demonstrar lições aprendidas no exercício de integração de agentes, ações e instrumentos para a Inovação e Sustentabilidade. O PISAC - Parque de Inovação e Sustentabilidade do Ambiente Construído é um laboratório vivo de integração do setores público, produtivo e academia que visa acelerar a inovação e sustentabilidade na cadeia produtiva da indústria da construção.

 

 

PALESTRANTE

Raquel Naves Blumenschein

Professora Adjunta - 4 da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília desde 1993. Diretora do Centro de Excelência da Building Research Establishment (BRE) na UnB: Comunidades Integradas Sustentáveis; Coordenadora do LACIS (Laboratório do Ambiente Construído, Inclusão e Sustentabilidade (CDS/FAU/FG-UnB). Arquiteta e Urbanista pela Universidade Católica de Goiás (1982), Mestre em Building Economics and Management pela Bartlett School of Architecture and Planning - University College London (1989); Doutora pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável/UnB (2004). Membro do Programa de Pós-Graduação da FAU (PPG-FAU). Desenvolve pesquisa em três eixos principais: 1. INOVAÇÃO NA CPIC - Eixo dedicado ao estudo da teoria de inovação aplicada à cadeia produtiva da indústria da construção (CPIC). 2. SUSTENTABILIDADE DO AMBIENTE CONSTRUÍDO - Processos Produtivos e Produtos do Ambiente Construído. 3. GESTÃO MUNICIPAL INTEGRADA - Eixo com foco no desenvolvimento e teste de metodologias que fortaleçam o processo de gestão municipal, integrando agentes, ações, instrumentos e recursos em todos os níveis, para a busca de soluções de problemas urbanos.

 


 

MESA REDONDA - 30/05

 

 

LOCAL: Auditório do CIC/EST

 

 
O Decanato de Pesquisa e Inovação promoverá uma mesa redonda sobre o "Sistema CEP/CONEP: Momento Atual e Perspectivas". O evento ocorre no dia 30/5, das 14 h às 18 h, no Auditório do Prédio de Ciência da Computação e Estatística - CIC/EST (Campus Darcy Ribeiro).

O evento terá como palestrante o Dr. Jorge Alves de Almeida Venâncio, Coordenador da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa do Ministério da Saúde (CONEP/CNS/MS), que abordará os temas:

Prazos de tramitação de projetos de pesquisa
Novas Resoluções do Conselho Nacional de Saúde (CNS): 506/2016 (processo de acreditação de comitês de ética em Pesquisa (CEP) que compõem o Sistema CEP/CONEP) e 510/2016 (normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais)
PLS-200/2015 (atual PL Nº 7082/2017)

 

PROGRAMAÇÃO

 

14h – Abertura do evento com a Decana Maria Emília Machado Telles Walter

14h15 às 15h15 - Palestra com o Dr. Jorge Alves de Almeida Venâncio

15h15 às 16h45 – Mesa Redonda com os debatedores.

 

PALESTRANTES

Dr. Jorge Alves de Almeida Venâncio

Coordenador da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa do Ministério da Saúde



DEBATEDORES

Dr. Cláudio Fortes Garcia Lorenzo

Professor adjunto do Departamento de Saúde Coletiva, Professor do Programa de Pós-Graduação em Bioética e do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da UnB.


Dr. Wellington Lourenço de Almeida

Diretor-Presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal - FAPDF.

 


 

 2ª JORNADA UnB DE INOVAÇÃO - 04/05



PROGRAMAÇÃO

 

10:00 – 10:25 – Abertura do Evento e Apresentação do Decanato de Pesquisa e Inovação: estrutura, missão e metas. (Download - Apresentação da Palestra)

10:25 - 11:00 – Palestra prof. Candido Borges (UFG) (Download - O papel da universidade na difusão de tecnologias e desenvolvimento de inovações)

11:00 – 11:35 – Palestra Eduardo Soriano (MCTI. (Download - Atitude chave para o desenvolvimento nacional)

11:35 – 12:00 – Mesa redonda e debate com os participantes.

 

PALESTRANTES  - Data 04/05

 

Cândido Vieira Borges Junior

Professor Adjunto da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas (FACE/UFG) e Coordenador de Transferência e Inovação Tecnológica da Universidade Federal de Goiás. É professor do Mestrado Acadêmico em Administração da UFG (PPGADM/UFG) vinculado à linha Estratégia, Empreendedorismo e Inovação. Ph.D. em administração pela HEC Montréal, Canadá e Pós-Doutorando em Administração pela FGV-SP. Suas pesquisas estão voltadas principalmente para as questões da criação de empresas, do empreendedorismo tecnológico e das políticas públicas de apoio ao empreendedorismo.

 

Eduardo Soriano Lousada      

Graduação em Engenharia Eletrônica (UnB), Especialização em Automação e Controle de Processos (UnB), Mestrado em Ciência Política (Unieuro), tem experiência nas áreas de pesquisa, desenvolvimento, inovação e engenharia atuando em empresas, órgãos e entidades em áreas ligadas à indústria, à engenharia, à tecnologia e ao conhecimento. É o atual coordenador-geral de Tecnologias Setoriais do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).