25 de Julho de 2018

 

CNPq e MCTIC lançam nova Chamada Universal

 

Equipe DPI | 25/07/2018

 

O Decanato de Pesquisa e Inovação informa que o CNPq lança uma de suas mais tradicionais chamadas em 2018, após terem sido disponibilizados pelo Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações os recursos para o pagamento integral de todas as parcelas da última Chamada Universal, lançada em 2016.

 

Para mais informações, clique aqui

 

Fonte: CNPq

 


 

12 de Abril de 2018

  

A Assessoria de Assuntos Internacionais (INT) divulga oportunidades para realização de cursos de pós-graduação na Colômbia

 

Equipe DPI | 12/04/2018

 

O ICETEX, entidade do Estado colombiano, oferece auxílios financeiros não reembolsáveis dirigidos a cidadãos estrangeiros, em reciprocidade advinda da cooperação internacional recebida pela Colômbia em acordos governamentais ou interinstitucionais.

 

O edital do ano 2018 está aberto a postulações até o dia 1 de junho, data limite para o envio da documentação física. O edital é lançado todos os anos no mês de dezembro e conclui o processo de postulação no dia primeiro de junho. Todos os programas de pós-graduação incluídos na oferta de bolsas iniciam aulas no mês de agosto.

 

Para mais informações, clique aqui.

 

Fonte: ICETEX via INT/UnB

 

 


 

04 de Abril de 2018

 

CNPq informa chamadas para os programas PIBIC, PIBIC-Af, PIBITI e PIBIC-EM 2018-2020

 

Equipe DPI | 04/04/2018

 

A Coordenação de Programas Acadêmicos (COPAD/CGNAC), do CNPq, comunica que as Chamadas dos Programas Institucionais de ICT – PIBIC, PIBIC-AF, PIBIT e PIBIC-EM 2018-2020 estão abertas até 10 de abril de 2018. Para encontrá-las, acesse o portal do Conselho: em sua página principal, ir em “Chamadas Recentes”, depois em “Abertas”.

 

Importante ressaltar que a/o Representante de Iniciação Científica deve estar com os dados atualizados no Cadastro de Institucionais (CADI), bem como na Plataforma Lattes.

 

Caso haja problemas na atualização de dados, entrar em contato no e-mail This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it..

 

Fonte: CNPq, 4 de abril de 2018 via Gabinete da Reitora

 

 


 

A ex-discente da Universidade de Brasília (UnB) fez história ao receber uma das maiores honrarias do mundo científico

 

Equipe DPI | 04/04/2018

 

A pesquisadora Thais Vasconcelos foi premiada pela Linnean Society com uma das mais importantes condecorações do mundo da ciência, sendo a primeira latino-americana a receber tal premiação.

 

Graduada em Ciências Biológicas e com Mestrado em Botânica pela UnB, a pesquisadora de 29 anos teve a oportunidade de cursar o doutorado no Reino Unido em razão do programa Ciências Sem Fronteiras.

 

A relevância do trabalho de Thais é tão grande que cedeu oportunidade aos corpos científicos de todo mundo a entenderem as relações de parentesco entre as espécies e as interferências no meio ambiente onde elas vivem. Portanto, seu trabalho tornou-se um dos mais relevantes para a história da Biologia.

 

Fonte: Hypeness, 2 de abril de 2018

 


 

A Fundação Bill & Melinda Gates editou o primeiro Grand Challenges Explorations (GCE), exclusivo para o corpo de pesquisa brasileiro

 

Equipe DPI | 03/04/2018

 

A edição conta com o tema "Ciência de Dados para melhorar a saúde materno-infantil no Brasil". A chamada busca propostas inovadoras que utilizem ciência de dados e modelagens para entender os principais fatores que impactam a saúde materna e o desenvolvimento infantil no Brasil. Cada projeto selecionado receberá US$ 100 mil para desenvolver a ideia.

 

As inscrições para o Grand Challenges Explorations vão até 2 de maio. Qualquer pessoa pode enviar projetos. Não é necessário ser mestre, doutor nem anexar currículo, referências ou resultados prévios. A seleção é baseada exclusivamente na qualidade da proposta, que deve ser inovadora e com potencial para resolver grandes desafios globais.

 

São aceitos projetos de qualquer área ou organização, incluindo universidades, laboratórios, institutos de pesquisa, ONGs e empresas privadas.

 

Para participar, basta descrever sua ideia em duas páginas em inglês com uma cópia em português. Para mais informações, acesse o link: GCE

 

Fonte: FAP-DF, 12 de março de 2018

 


 

29 de Março de 2018

Equipe DPI | 29/03/2018

 

O Programa de Apoio a Eventos no País – PAEP – é um programa que visa impulsionar a realização de eventos científicos, tecnológicos e culturais de curta duração no país, com envolvimento de pesquisadores, docentes e discentes dos programas de pós-graduação. Para mais Informações acesse: http://www.capes.gov.br/apoio-a-eventos/paep.

 

Fonte: CAPES, 29 de março de 2018.

 


 

20 de Março de 2018

Equipe DPI | 20/03/2018

 

Ocorrerá na próxima quinta-feira, 28/3/2018, às 16h no auditório do CDT/UnB, palestra com o Sr. Carlos Eduardo Pereira, Diretor de Operações da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII), com o tema “Modelo de inovação EMBRAPII e a integração academia-empresas”.

 

A EMBRAPII é uma Organização Social com contrato de gestão firmado entre o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e o Ministério da Educação e tem como missão contribuir para o desenvolvimento da inovação na indústria brasileira por meio do fortalecimento de sua colaboração com institutos de pesquisas e universidades.

 

Para conhecer a EMBRAPII, acesse www.embrapii.org.br.

 

Fonte: EMBRAPII, 20 de março de 2018.

 


 

Equipe DPI | 20/03/2018

 

A Embaixada da República Árabe da Síria cumprimenta, atenciosamente, o Ministério da Educação da República Federativa do Brasil e tem a honra de informar que a Comissão Pública de Sensoriamento Remoto e a Alta Comissão de Pesquisas Científieas, com o apoio do Ministro das Comunicações e Tecnologia da República Árabe da Síria, realizará uma Conferência Científica sobre "O Papel do Sensoriamento Remoto e Sistemas Aerodinâmicos para a Reconstrução no Apoio aos Projetos de Política Nacional para a Ciência, a Tecnologia e a Inovação", que tem, por objetivo, mostrar as experiências e pesquisas científicas que podem ser aproveitadas, de forma realista, no processo de reconstrução da Síria.

 

Para mais informações, acesse este link.

 

Fonte: Embaixada da República Árabe da Síria.

 


 

09 de Março de 2018

Instituído em 1981, o Prêmio incentiva a pesquisa científica entre estudantes e jovens pesquisadores que buscam soluções inovadoras para os desafios do país.

 

Equipe DPI | 09/03/2018

 

As inscrições para a 29ª edição do Prêmio Jovem Cientista (PJC) começaram no dia 29 de janeiro de 2018 e seguem até dia 31 de julho, cujo tema é "Inovações para a conservação da natureza e transformação social". A documentação deve ser enviada no site www.jovemcientista.cnpq.br

 

Podem concorrer estudantes do Ensino Médio e do Ensino Superior, assim como mestres e doutores.

 

Para mais informações sobre o prêmio, como suas linhas de pesquisa e mais contatos, clique no link PJC.

 

Fonte: CNPq, 29 de janeiro de 2018.

 


 

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) abriu o prazo para indicação de personalidades nacionais e estrangeiras e de pessoas jurídicas para o Prêmio Ordem Nacional do Mérito Científico e para a Medalha Nacional do Mérito Científico.

 

Equipe DPI | 09/03/2018

 

Os interessados terão 30 dias para enviar as propostas pelo e-mail This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.. As indicações podem ser feitas pelos membros do Conselho da Ordem, pela Academia Brasileira de Ciências e por qualquer autoridade ligada à área de ciência, de tecnologia e de inovação.

 

O mérito das indicações será analisado por uma comissão técnica composta por representantes da ABC, da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e do MCTIC. O parecer da Comissão será submetido ao Conselho da Ordem que, por sua vez, encaminhará as indicações ao Presidente da República, responsável pela concessão das insígnias, na qualidade de Grão-Mestre da Ordem.

 

Fonte: MCTIC, 15 de fevereiro de 2018