Conforme art. 2º, § 2°, da Resolução CPP n. 002/2012, para efeito de cadastramento, o líder proponente de Grupo de Pesquisa deverá atender aos seguintes critérios:
Para solicitar a concessão do perfil de Líder de Grupo de Pesquisa, é necessário encaminhar e-mail para a Diretoria de Pesquisa (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), a qual realizará a análise do Currículo Lattes do docente, a fim de verificar o cumprimento dos requisitos da Resolução CPP n. 002/2012.
Após a concessão do perfil de líder de grupo de pesquisa pela equipe da Diretoria de Pesquisa, o docente indicado é o responsável pelo preenchimento e envio das informações do grupo.
Para criar o grupo, o docente deverá acessar o site do Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq com os mesmos dados de login e senha utilizados na Plataforma Lattes. Por meio site, o líder pode registrar um grupo novo, atualizar dados de grupos já enviados, excluir grupos e também acompanhar a situação em que se encontram os grupos por ele enviados: se já foi certificado, se está aguardando certificação, etc.
Para preenchimento das informações do grupo de pesquisa, sugerimos a leitura do Glossário do DGP/CNPq.
Os grupos de pesquisa para serem certificados pela instituição, devem evitar os seguintes casos, considerados atípicos (conforme Resolução CPP/UnB 002/2012):
Depois de inseridos os dados do grupo, deve-se clicar em "Enviar ao CNPq", o que fará com que a proposta siga automaticamente para a análise e certificação pela Diretoria de Pesquisa.
Após a conclusão do preenchimento e envio ao CNPq, pedimos que o líder encaminhe e-mail à Diretoria de Pesquisa (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), sinalizando que o grupo aguarda certificação.
1. Ao preencher as informações, atentar-se para a organização dos participantes nos locais determinados: pesquisadores (membros com formação concluída); e estudantes (graduandos, pós-graduandos, estudantes da educação básica). 2. Somente é possível inserir um segundo líder no grupo de pesquisa após a primeira certificação. O segundo líder já deverá estar registrado como um dos pesquisadores do grupo. Mesmo após o registro do segundo líder, somente o primeiro líder poderá editar as informações do grupo. 3. É responsabilidade do primeiro líder do grupo de pesquisa manter os dados do grupo de pesquisa atualizados. A atualização do grupo é necessária, no mínimo, a cada 12 meses. 4. No momento da atualização, pode-se incluir novos membros (pesquisadores, estudantes, técnicos e colaboradores estrangeiros), excluir os que já não fazem parte, os quais constarão no campo de egressos do grupo de pesquisa), acrescentar e excluir linhas de pesquisa, além de listar equipamentos e instituições parceiras. No entanto, caso não haja necessidade de alteração em nenhum desses campos, basta abrir a edição do grupo de pesquisa e clicar em "enviar ao CNPq". Assim a atualização será processada e o grupo não ficará na condição de "não-atualizado". 5. Após 12 meses da primeira certificação, o grupo de pesquisa entra na condição de “não-atualizado” e, caso não seja atualizado após 24 meses da primeira certificação, o grupo é permanentemente excluído do DGP/CNPq. Quando um grupo de pesquisa é excluído, não é possível editar as informações, nem o reativar. Concessão do perfil de Líder de Grupo de Pesquisa no DGP/CNPq
Criação de Grupo de Pesquisa no DGP/CNPq
Observações importantes
Grupos de Pesquisa