A Plataforma SEMEAR - UnB nasce para abrigar e divulgar os equipamentos e laboratórios multiusuários da Universidade de Brasília. Esta Plataforma viabiliza o compartilhamento da infraestrutura laboratorial com usuários internos e externos à instituição, de forma estruturada, com critérios de agendamento e utilização dos equipamentos definidos por cada laboratório com apoio de um Comitê Gestor, além de divulgação pública por meio de pagina institucional. Atualmente, na plataforma estão associados os seguintes laboratórios multiusuários já existentes na instituição:
-
- Laboratório de Microscopia e Microanálise (LMM - http://lmm.unb.br)
- Laboratório de Estudos Geocronológicos, Geodinâmicos e Ambientais (LEGGA - legga.unb.br)
- Laboratório de Bioquímica e Química de Proteínas (LBQP - https://sites.google.com/view/lbqp)
- Laboratório de Produtos Naturais (LaProNat - https://www.instagram.com/lapronat.unb/ ; https://lapronat-unb.org)
- Laboratório de Fluidos Complexos (LFC-IF - https://sites.google.com/view/saxs-lfc-unb/home)
- Laboratório de Síntese de Nanomateriais e Caracterização Magnética (LSNCM - http://nfaif.unb.br/lsncm)
- Laboratório de Química Computacional (LQC – lqc.unb.br)
- Laboratório de Microscopia da Faculdade de Ceilândia (LabMic-FCE - http://fce.unb.br/sobre-a-fce/estrutura)
- Laboratório de Difratometria de Raios X (LDRX - http://labraiox.igd.unb.br)
A plataforma SEMEAR, ao agregar Laboratórios Multiusuários, promove modernização instrumental e inserção de novas metodologias de pesquisa. Isso eleva a produção científica, beneficia pesquisa básica e aplicada, e fomenta a integração entre pesquisa, inovação e empresas. O fortalecimento do parque laboratorial da UnB é estratégico para a Região Centro-Oeste, com potencial para tornar-se referência nacional e internacional. Áreas estratégicas como transição energética, biodiversidade e biotecnologia são beneficiadas, reduzindo desigualdades regionais.
A infraestrutura existente, regimento interno e regras de agendamento estão disponíveis nos sites dos respectivos laboratórios.