SEMEAR

 

A Plataforma Multiusuário SEMEAR - UnB nasce para abrigar a proposta "Saúde Humana e dos Ecossistemas no Contexto das Mudanças Globais: uma Plataforma Multiusuário" da Universidade de Brasília (UnB). A esta plataforma estarão associados os laboratórios multiusuários já existentes na instituição, tais como: o Laboratório de Microscopia e Microanálise (LMM - http://lmm.unb.br) e Laboratório de Difratometria de Raios X (LDRX - http://labraiox.igd.unb.br), Laboratório de Produtos Naturais (LaProNat), entre outros.

Esta infraestrutura com sua modernização instrumental permitirá a implantação de novas metodologias de pesquisa com altíssima demanda, proporcionando um aumento substancial na qualidade da produção científica, com repercussão direta na produção de conhecimento científico-tecnológico e de inovação. Também impactará em uma maior excelência acadêmica e técnico-científica tanto na pesquisa básica quanto na aplicada, permitindo uma maior integração entre pesquisa, inovação tecnológica e empresas. 

O fortalecimento do parque laboratorial da UnB é estratégico para a Região Centro-Oeste. A UnB, sendo a maior Universidade do Centro-Oeste do país, apresenta a capacidade para firmar-se como uma referência regional, nacional e internacional. As principais áreas a serem beneficiadas incluem: biodiversidade, meio ambiente, biotecnologia, nanociência, biodiesel, novos materiais entre outros. A promoção de pesquisas nessas áreas chaves contribui para a efetiva redução das desigualdades regionais no âmbito científico-tecnológico, social e econômico. Ainda, possibilitará o uso de forma mais sistemática e efetiva da infraestrutura por empresas relacionadas ao setor farmacêutico, alimentício, mineral, agrícola entre outras.

Considerando as características da Plataforma Multiusuário ora apresentada, a qual envolve uma infraestrutura computacional com grande capacidade para análise de dados, permitirá a inserção das diferentes áreas de conhecimento (Humanidades e Socias Aplicadas, Biológicas e Saúde, Exatas e Tecnológicas).

Já com a infraestrutura de microscopia de alta resolução, o Microscópio Eletrônico de Transmissão de 200 kV, a ser inserido ao parque de equipamentos de microscopia já existente, se vislumbra crescimento qualitativo na produção de conhecimentos nas áreas biológicas, saúde, agrícola, exatas e tecnológicas, principalmente no campo da nanobiotecnologia. 

 

 

Imagem MET

 

 

Por sua vez a modernização na Difratometria de Raio X permite incrementar a parceria existente com o setor de mineração, saúde, ciência dos materiais, agrícola.

 

 

Difratometro RX

 

Difratograma

 

 

A inserção do Extrator por Fluido Supercrítico possibilitará a implantação de nova tecnologia na Universidade de Brasília e região Centro-Oeste, no campo de obtenção de extratos naturais para fins nutricionais e farmacêuticos.

 

Unidades Acadêmicas

Considerando a concepção do Plataforma Multiusuário SEMEAR – UnB estão inseridas para uso e atendimentos todas as Unidades Acadêmicas dos quatro campi (Darcy Ribeiro, Planaltina, Ceilândia e Gama), no que tange à infraestrutura computacional de alto desempenho. A infraestrutura de microscopia de alta resolução terá um grande impacto nas atividades de pesquisas junto aos seguintes Institutos: Ciências Biológicas, Química, Física e Geologia, e Faculdades: Ciências da Saúde, Medicina, Agronomia e Medicina Veterinária, Tecnologia; UnB Ceilândia; UnB Gama e UnB Planaltina. A Difratometria de Raio X, terá impacto diretamente nas pesquisas devolvidas nas Faculdades de Tecnologia, UnB Gama e UnB Planaltina e nos Institutos de Geologia, Química e Física. Já o Processador de Fluidos Supercrítico será incorporado ao parque de equipamento que atendem principalmente as Faculdades de Ciências da Saúde e UnB Ceilândia, com cursos na área de Ciências Farmacêuticas, Nutrição Humana, assim como o Instituto de Química.

 

Programas de Pós-Graduação

Os programas de pós-graduação vinculados a todas as unidades acadêmicas serão potencialmente beneficiadas pela plataforma multiplataforma SEMEAR devido à sua natureza intrínseca de apoio à pesquisa e desenvolvimento tecnológico e científico.

 

Regimento Plataforma Multiusuário SEMEAR UnB - Download

Formulário de Agendamento - Link